terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A Chuva...



Eu moro no Rio de Janeiro.
Cidade Maravilhosa.
A.M.O.
Quando ligamos o nome à pessoa, ligamos Rio de Janeiro à praia, sol, verão... Mas esse ano parece que São Pedro ficou de mal com São Sebastião (nosso Padroeiro) e nos deixou de castigo, enviando chuva, chuva e mais chuva neste Janeiro do Rio de Janeiro!
É um tal de chove, abre sol, depois chove novamente. E praia, que é bom, neste verão, nada...
É hora do almoço, mas não posso sair para almoçar, porque a chuva há de me molhar. Chove muito lá fora. O Rio está escuro. Está com cara de triste, jeito de triste...
Já disse por aqui que a chuva me remete à tristeza.
A cidade do Rio de Janeiro fica triste também quando chove. Não combina. Falta.
Cariocas não gostam de dias nublados, já dizia Adriana Calcanhoto.
Não, eu não gosto. Sim, eu sou carioca.
Me lembro de quando era criança e brincava na rua, na rua mesmo, em pleno Rio de Janeiro (vão-se muitas primaveras...), nós desenhávamos um sol no meio da rua para que ele aparecesse e a chuva fosse embora. E minha vó me contava histórias da época dela, também para mandar a chuva embora, como a de jogar pó de café no telhado e pedir para Santa Clara clarear o tempo, ou estender um lençol no varal e pedir: "Santa Clara clarear, Santa Rita iluminar, São José faz sair o sol para secar o meu lençol!"
Chuva é bom quando a gente pode ficar em casa. Se enfiar debaixo do cobertor, no sofá da sala, e assistir televisão a tarde toda. Comer brigadeiro com pipoca e tomar um monte de coca-cola! É ainda melhor quando a gente tem do lado quem a gente gosta... Esquenta o corpo do frio, e enche a alma de amor.
Quando olho para a chuva que cai lá fora, que bate no telhado com vontade e desce pelas janelas, mais me parecem lágrimas, as belas gotas de chuva. Tenho comigo uma saudade, que chove tão forte, feito a chuva lá fora. Chove tanto que inunda a minha alma e escorre pelos olhos...
Que a chuva se vá, pois já molhou os jardins, já refrescou o vento, já deixou alegre as flores e entristeceu a moça bonita.
Porque amanhã é outro dia e quem sabe o Sol volte a brilhar!








Nenhum comentário:

Postar um comentário